sábado, 16 de outubro de 2021

Ações do Outubro Rosa são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde

Durante esse mês de Outubro, a Prefeitura Municipal de Barrocas por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações voltadas às comemorações do Outubro Rosa. As unidades de saúde passaram a reunir os pacientes e dialogar sobre a importância do Outubro Rosa e da realização do exame de mamografia, entre outros assuntos relacionados.

A  iniciativa tem como objetivo reforçar com o público feminino e divulgar informações sobre o câncer de mama, e ainda assim, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção, o diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.  As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.  Esse tipo de câncer ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, os principais sinais e sintomas são: caroço(nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito(mamilo) e saida espontânea de líquido de um dos mamilos, segundo o  Instituto Nacional de Câncer.

A nossa redação entrou em contato com a Secretária de Saúde Mylaide Rhavena, e ela nos  informou que as ações estão sendo realizadas nas unidades de saúde, “será um momento de conscientização e dialogo sobre a importância da realização do exame.” Completou!

Por: Gildeverson Bispo com colaboração de Daniele Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário