segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Prefeito Jai de Barrocas sanciona Lei que dá direito ao 14° salário aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias.

O Prefeito Municipal de Barrocas, José Jailson (Psd), sancionou a Lei nº  423|2021, de 25 de outubro de 2021, que autoriza a Prefeitura Municipal a repassar o Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate a Endemias (ACE)

 O Incentivo Financeiro Adicional, conhecido como 14º salário ou 14ª parcela será repassado a cada agente como uma parcela extra e sendo rateado pelo número de profissionais, obedecendo o saldo disponibilizado pelo repasse do Ministério da Saúde especifico para cada categoria. 

O reajuste foi estabelecido pela Lei Federal nº 12.994, de 17 de junho de 2014, aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias ativos,  sempre que o recurso for transferido ao município pelo Governo Federal.

O papel destes profissionais consiste em ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania. O trabalho deles tornou-se ainda mais necessário quanto ao enfrentamento à Covid-19.

O Prefeito externou a sua felicidade "É mais um sonho que com muita alegria foi realizado pela nossa gestão. Vamos com Deus!".

Maria valdinete

A Agente de saúde Maria valdinete relatou que fazia muitos anos que eles vinham tentando conseguir para que o repasse fosse pago, mas não tiveram nenhuma resposta “há muitos anos que a gente vem lutando, pedindo tentando conseguir e os gestores anteriores não fizeram,  não foi por falta de estarmos pedindo, se reunindo, marcando reuniões para resolver e nada foi feito, você esta de parabéns Jai, pois se não fosse você mesmo futuramente acredito que nós não iríamos conseguir, só temos a te agradecer.’’

Por: Daniele Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário