terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Secretário de Saúde de Salvador confirma surto de gripe H3N2 na capital baiana

Sec. de Saúde de Salvador comenta aumento de casos da gripe H3N2 na capital baiana

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, confirmou que a capital baiana passa por um surto de gripe, nesta terça-feira (14). Só neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 77 casos de Influenza, sendo 74 entre o final de novembro e o início de dezembro.

Desses 74, 56 são do vírus H3N2. Em julho, a prefeitura abriu a vacinação contra a gripe para o público geral, mas a aderência à campanha foi baixa.

Léo Prates explicou que o plano de remobilização das Unidades Dedicadas ao Atendimento das Síndromes Gripais, os chamados gripários, está sendo avaliado, para desafogar a procura dos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). "O nosso sistema é o mesmo. Eu sei que nossa população está sofrendo, e eu sou solidário, nós estamos fazendo o máximo, mas nós precisamos da colaboração da população. Esse surto de gripe poderia ser evitado, com a vacinação e o uso de máscaras".

Ainda não há previsão de quando o plano de remobilização dos gripários será colocado em prática. Segundo o secretário, apesar do surto, ainda não há um agravamento dos pacientes com gripe, por isso, a medida mais urgente é testar as pessoas, para diferenciar quem está com Influenza A e quem está com Covid-19. “Nós apresentamos ontem ao prefeito todo o plano de remobilização. Nós não temos um cenário ainda de agravamento de pacientes, porém a nossa primeira estratégia é anunciar a ampliação da testagem, e todas as medidas que iremos adotar. Nós estamos acompanhando os dados".

Com gripário e UPAs lotados, pacientes esperam atendimento deitados em bancos e no chão — Foto: Reprodução/TV Bahia

Vacinação contra a gripe

Nesta terça, Salvador vacina apenas grupos prioritários da campanha, como trabalhadores da Saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias).

Pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente também podem tomar a vacina.

A vacinação está disponível nos postos das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para vacinar, é preciso levar apenas o documento de RG ou o cartão de vacinação. Os postos também aplicam a segunda dose nas crianças vacinadas pela primeira vez neste ano.

Por: Daniele Oliveira informações do G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário