sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Professor afirma que já teve tsunami que deixou 2 mortos no Brasil

Terremoto de 1755 em Lisboa foi o mais forte registrado na Europa e gerou tsunami no Brasil, segundo pesquisadores


Em entrevista a uma rede de noticias, o professor José Alberto Vivas Veloso, do Instituto de Geociências da UnB (Universidade de Brasília) afirmou que o Brasil já teve um tsunami que vitimou duas pessoas. 

No último domingo (19), o vulcão de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção. O alerta de risco vulcânico foi acionado no sábado (18) pelas autoridades espanholas.

O fenômeno poderia provocar um tsunami que atingiria as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. É importante ressaltar que não há motivo para pânico, pois a possibilidade disso ocorrer é muito remota. 

Segundo o especialista, o país já teve um pequeno tsunami fluvial e outro tsunami "importado" de Portugal em decorrência de um terremoto que aconteceu em 1º de novembro de 1755, o chamado terremoto de Lisboa. "Fez um estrago muito grande naquela capital porque resultou de um tríplice desastre: teve o terremoto, depois um incêndio que durou seis dias e, antes do incêndio, houve o tsunami que fez um estrago maior ainda não apenas em Lisboa.

"Fez um estrago muito grande naquela capital porque resultou de um tríplice desastre: teve o terremoto, depois um incêndio que durou seis dias e, antes do incêndio, houve o tsunami que fez um estrago maior ainda não apenas em Lisboa, mas em outras cidades costeiras", falou Veloso. 

"Depois atingiu a Espanha, algumas cidades africanas, chegou no Caribe e no Brasil, onde atingiu especialmente os estados da Paraíba, da Bahia e de Pernambuco." 

De acordo com Veloso, existem documentos daquela época que comprovam o acontecimento.

Fonte: Uol  News

Nenhum comentário:

Postar um comentário